Memórias do Afeganistão - Livro de viagens

Memórias do Afeganistão – Uma viagem inesquecível

Quando voltei da viagem ao Afeganistão, sabia que tinha que escrever as memórias daquela aventura que me marcou profundamente. Mas não queria que fosse um mero relato de um roteiro traçado no mapa, nem tão-pouco a narrativa que nos entra há décadas pelos olhos dentro, vinculada a conflitos e a um país condenado ao fracasso.

Queria escrever sobre o povo afegão: sobre a sua cultura, sobre a sua capacidade de sobreviver a tantas décadas de instabilidade sem deixar de sonhar e, acima de tudo, sobre a sua indiscutível predisposição para receber e acolher, de coração aberto, quem visita o país.

Sabia que escrever um artigo no blog seria redutor e que iria cair no erro de omitir histórias para agradar ao SEO de um motor de busca qualquer. Foi assim que decidi entrar num mundo, para mim, inexplorado e iniciar a odisseia de escrever uma obra dedicada a esta epopeia por terras tantas vezes incompreendidas.

“Em maio de 2024, um grupo de viajantes portugueses partiu de Teerão, no Irão, rumo a Peshawar, no Paquistão. 

Mas o verdadeiro destino não estava marcado no mapa, estava no caminho. Por estradas destruídas pelos conflitos, montanhas imponentes e vales esquecidos, durante o governo do regime Talibã, cruzaram grande parte do território afegão.

Por trás das regras rígidas e das histórias de conflito, havia outra narrativa, uma que não chega aos ecrãs da televisão. 

O Afeganistão revelou-se um país onde a hospitalidade desafia o caos e a resistência de um povo fala mais alto. 

Entre montanhas majestosas e cidades milenares, encontram-se rostos que transformam preconceitos em ligações de alma. 

Esta é uma viagem sobre descobrir a essência de um povo que, apesar de tudo, insiste em viver com dignidade e uma esperança silenciosa. 

Uma lembrança de que, no fim, somos todos feitos dos mesmos sonhos.”

Apresentações do livro “Memórias do Afeganistão”

Leave a Reply

error: Content is protected !!
Scroll to Top

Discover more from

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading